quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Com afeto.


'Com açúcar
Com afeto
Fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa'...

Minha amiga falou das Elenas. Então, me lembrei das Amélias.

Queimamos sutiãs, exigimos direitos, nos transformamos. Ficamos mais felizes?
Começamos a nos relacionar como os homens, somos mais livres. Somos mais felizes?
Podemos engolir o mundo. Sabemos o que fazer com esse poder?


Os extremos confundem. Parecem saudáveis, e não são. Podemos ver isso claramente entre a religião e a ciência: antes, os dogmas eram os católicos. Agora os dogmas são os científicos. E nenhum dogma é o que buscamos, porque eles engessam o pensar. Mesmo que o dogma tenha uma linda roupagem científica.


Antes, o extremo era a Amélia. Agora, o extremo nem tem nome. Mas é essa mulher que pode tudo, e, coitada, cansa.

Podemos sim, olhar para a Amélia a aprender com ela. Sem voltar a ser ela.

Já conquistamos muito. Precisamos agora é ter açúcar, ter afeto, reaprender a cuidar daqueles que amamos. Talvez essa seja uma das maiores forças femininas. Que os homens também possuem. Fato descrito por Gilberto Gil:

"Um dia / Vivi a ilusão de que ser homem bastaria / Que o mundo masculino tudo me daria / Do que eu quisesse ter / Que nada / Minha porção mulher que até então se resguardara / É a porção melhor que trago em mim agora / É quem me faz viver / Quem dera / Pudesse todo homem compreender / Ó mãe, quem dera / Ser o verão no apogeu da primavera / E só por ela ser / Quem sabe / O super-homem venha nos restituir a glória / Mudando como um Deus o curso da história / Por causa da mulher. "

Homens e mulheres viveram a ilusão de que ser homem bastaria.

Ps. Se a porção mulher que se resguardara era a melhor, porque quem restitui a glória é um super-homem?
Ps 2. Ah... Mas foi 'por causa da mulher'...

2 comentários:

  1. Amiga, adorei o texto! Do salto alto do meu feminismo, às vezes esqueço como ser feminina, cuidar das pequenas coisinhas e, principalmente, deixar ser cuidada é tão bom. Ponto pras Amélias. Com um pouquinho mais de vaidade, aquela é que era a mulher de verdade, 'cumpadi'!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... Somos Amélias, no fundo, no fundo. De salto alto. :)

    ResponderExcluir